Intervenção Precoce

A intervenção precoce é um conjunto de serviços e suportes destinados a crianças normalmente dos 0 aos 6 anos de idade e que apresentam algum tipo de risco ou desvio no desenvolvimento dos diferentes marcos. Esta intervenção é direcionada para esta faixa etária pelo caráter crucial que a mesma apresenta para o desenvolvimento cognitivo, motor, sensorial, linguístico, social e emocional. O objetivo é maximizar o potencial de crescimento e aprendizagem, propondo suporte à criança e à família. Tal implica personalizar o plano terapêutico de acordo com as suas características especificas, abordando necessidades individuais e auxiliando todos os envolvidos na rotina da criança.

N’ O Principezinho desenvolvemos um modelo de intervenção precoce suportado na Terapia Ocupacional, Terapia da Fala, Psicologia e Musicoterapia, no qual promovemos apoio educacional, intervenção psicossocial e adaptações ambientais nos diferentes contextos de vida da criança com perturbações globais e específicas de desenvolvimento e neurodesenvolvimento (como por exemplo, na perturbação do espectro do autismo - PEA).

Esta é uma intervenção amplamente suportada por evidência, promovendo a potencialização da janela de oportunidade, e auxiliando no futuro e bem-estar das crianças, famílias e cuidadores.

O Principezinho - Centro de desenvolvimento de crianças e jovens