Terapia da Fala

A terapia da fala concentra-se na avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados com a comunicação oral e escrita e com problemas de deglutição. O terapeuta da fala é responsável pelo desenvolvimento de competências de comunicação e interação eficazes, intervindo nas dificuldades de aquisição da linguagem, na articulação dos diversos sons, na compreensão e expressão verbal, bem como nas diversas dificuldades associadas à alimentação e deglutição e que impedem o correto uso das competências oro-motoras e oro-musculares.

A intervenção do terapeuta da fala começa na individualização do plano terapêutico, adaptado às necessidades de cada criança. Este plano pode incluir atividades de articulação e fonologia, vocabulário e semântica, gramática, sintaxe, jogos de interação social, exercícios de leitura e escrita, exercícios de respiração e voz, exercícios de deglutição, etc.

A terapia da fala visa a qualidade de vida e bem-estar, tendo como pilar a comunicação com o outro para o futuro e para a autodeterminação.