Como estimular o desenvolvimento sensorial e motor?
Estimulação sensorial:

Forneça um ambiente rico em estímulos sensoriais!
Brinquedos coloridos, música suave e texturas variadas podem ajudar a estimular os sentidos. Incentive a exploração tátil e visual, deixando a criança tocar e observar objetos seguros!

Tummy time (tempo de barriga no solo):

Em bébés, a colocação de bruços todos os dias por curtos períodos auxiliará ao fortalecimento dos músculos do pescoço e tronco, promovendo um desenvolvimento motor saudável!

Desenvolvimento motor global:

É imprescindível oferecer oportunidades para o desenvolvimento motor, em atividades como gatinhar, rolar e andar. O mesmo para outras competências associadas ao ganho e adequação da força, por exemplo ou amplitudes de movimento, são igualmente importantes – empurrar, baloiçar e escorregar.

Desenvolvimento motor fino:

Forneça brinquedos e atividades que estimulem a coordenação mão-olho e o controlo fino dos músculos, como quebra-cabeças, blocos de empilhar e atividades de desenho.

Supervisão, com incentivo à independência:

Esteja sempre atento à segurança da criança enquanto ela explora seu ambiente, encorajando ao envolvimento de forma autónoma e independente em tarefas como o vestir, comer, escovar os dentes…

Brincar ao ar livre:

Promova atividades ao ar livre, como correr, saltar, andar de bicicleta e jogar jogos que envolvam movimento físico e mesmo outras competências igualmente importantes.

Consultas médicas e acompanhamento:

Mantenha acompanhamento médico e terapêutico como forma de regularmente prevenir desvios nos padrões de desenvolvimento e estimular da forma adequada os diversos marcos motores e sensoriais.