O Que é o Autismo?
As Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) (ou transtorno do espectro do autismo) é uma condição de saúde mental complexa que incide principalmente na comunicação e interação social, associado a comportamentos repetitivos e/ou interesses específicos. Caracteriza-se por um espectro, o que significa que a sua manifestação varia significativamente entre os indivíduos e de acordo com as características individuais. Algumas crianças com autismo podem ser plenamente autónomas, funcionais e independentes, enquanto outras podem enfrentar desafios significativos.
Sintomas
Os sintomas da PEA podem variar, mas incluem geralmente dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação e participação social e comportamentos repetitivos (podem existir diferentes graus de autismo). Nas idades precoces, as crianças podem não responder aos seus nomes, evitar contacto ocular, ter dificuldade em brincar ao faz de conta, não realizar imitação, apresentar interesses restritos ou manifestar comportamentos repetitivos. Podem também mostrar hiper ou hiporeatividade sensorial, como intolerância a certos sons, texturas ou luzes ou indiferença aparente a dor/temperatura.
Causas do Autismo
A causa exata da PEA é desconhecida, mas acredita-se que seja uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Alterações em certos genes podem aumentar o risco e induzir a intensificação de características, enquanto fatores ambientais durante a gravidez, como a exposição a certos medicamentos ou substâncias químicas, podem desempenhar um papel. De igual modo, os fatores ambientais e desenvolvimentais ao longo do desenvolvimento da criança, poderão ter um papel preponderante nas melhorias ao nível das aquisições dos diferentes marcos de desenvolvimento. Não há evidência que ligue a PEA a vacinas.
Diagnóstico
O diagnóstico da PEA baseia-se na avaliação do comportamento e do desenvolvimento da criança. Não existe um teste médico, como um exame de sangue, para diagnosticar a condição. Os profissionais de saúde avaliam a criança observando o seu comportamento e desenvolvimento e entrevistando os pais e cuidadores, conversando acerca de áreas como os hábitos e rotinas, a autonomia diária e independência nas atividades, a manifestação de comportamentos nos diversos contextos e diversos intervenientes, possíveis estereotipias, formas de comunicação e interação, fases de desenvolvimento e preferências na linguagem, interesses e marcos de desenvolvimento ou outros fatores afetos ao desenvolvimento da criança. É importante que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível, por uma equipa multidisciplinar e com vista a uma intervenção precoce.
Tratamento
Não há cura para a PEA, mas existem várias intervenções que podem auxiliar na melhoria dos padrões de autonomia, independência e funcionalidade diários. O tratamento é altamente individualizado e pode incluir Psicologia, Terapia da fala, Terapia ocupacional e, em alguns casos, medicamentos para auxiliar com sintomas específicos. A intervenção precoce é fundamental para melhorar o desenvolvimento e as competências de aprendizagem por permitir a potenciação do período de maior neuroplasticidade das crianças. Em função das características individuais e do correto desenvolvimento, é ainda possível em alguns casos o envolvimento das crianças em contextos sem necessidades aparente de adaptação, como no caso do contexto escolar. É necessário perseverança, inovação e carinho no Autismo!
Prevenção
Não existe um método conhecido para prevenção da PEA, mas a deteção e intervenção precoces podem melhorar significativamente os resultados. Algumas pesquisas sugerem que a saúde durante a gravidez pode ter impacto, pelo que os cuidados pré-natais adequados são importantes.
Atualmente, um dos principais problemas é a a desinformação. Existem alguns sites na internet que divulgam e suportam pessoas com Autismo. Aqui ficam alguns dos mais conhecidos: