O Que É?

As Perturbações de Hiperatividade com e sem Défice de Atenção são transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por níveis elevados de atividade, impulsividade e, em muitos casos, dificuldades de manutenção da atenção e concentração. Estas perturbações afetam a capacidade da criança funcionar eficazmente em ambientes sociais e académicos.

Sintomas

Os sintomas incluem dificuldade em manter a atenção, tendência a distrair-se facilmente, dificuldade em reter informação ao longo das atividades diárias, dificuldade em organizar tarefas, hiperatividade, com inquietação excessiva, falar em excesso e impulsividade, como agir sem planeamento das consequências ou interromper os outros.

Causas

Embora a causa exata seja desconhecida, acredita-se que fatores genéticos desempenhem um papel significativo. Alterações em certas áreas do cérebro também foram documentadas. Outros fatores, como complicações durante a gravidez, baixo peso ao nascer e exposição a toxinas ambientais, podem contribuir para o desenvolvimento destes transtornos.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado na avaliação clínica, que inclui a observação dos sintomas e a sua duração, bem como o impacto destes no funcionamento diário da pessoa. O diagnóstico deve ser feito por profissionais de saúde especializados, como psicólogos, pedopsiquiatras ou terapeutas e pode incluir a utilização de questionários e escalas de avaliação.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve uma combinação de medicamentos, terapia cognitivo-comportamental, aconselhamento e modificações ambientais e educacionais, bem como outros apoios terapêuticos. Medicamentos como estimulantes são comummente usados para controlar a hiperatividade e aumentar a concentração. A terapia cognitivo-comportamental foca em estratégias para gerir e adequar o comportamento e melhorar as competências sociais e organizacionais.

Prevenção

Não há uma forma conhecida de prevenir estas perturbações, mas a deteção e intervenção precoces podem auxiliar na gestão dos sintomas e melhorar o funcionamento global. A educação dos pais e professores sobre a perturbação e estratégias de gestão também é fundamental.