N’ O Principezinho valorizamos e priorizamos a prática baseada na evidência, o envolvimento com a ciência e a atualização para a melhor prática centrada na criança, jovem e família. Desta forma, o Principezinho desenvolve ações de investigação em nome próprio e colabora em projetos de investigação e/ou outros eventos de teor científico-pedagógico.
Sendo a formação profissional uma área pertinente para o enriquecimento e atualização profissional e parental, e para a criação de networks entre profissionais e/ou entre pais/cuidadores/tutores legais, O Principezinho dinamiza várias opções de formação: Formação para pais, cuidadores, professores e outros profissionais; Formação específica na área de PEA, neurodesenvolvimento e desenvolvimento infanto-juvenil; Formação de tutores; Ações de sensibilização e…
A Nutrição pediátrica é uma valência que abrange várias áreas de intervenção, essenciais para o desenvolvimento saudável da criança. Uma das principais é a promoção de uma alimentação equilibrada, que inclui estratégias de reeducação alimentar, no sentido de incluirmos todos os nutrientes necessários para um adequado crescimento e desenvolvimento infantil. Os parâmetros antropométricos (como peso e altura) são sempre contemplados,…
O que é a Musicoterapia? A Musicoterapia é baseada no princípio de que a música promove um impacto profundo no cérebro e nas emoções, podendo influenciar o humor, a motivação, a concentração e outras funções cognitivas. Como sugerido pelo nome, a musicoterapia utiliza a música como uma ferramenta para promover a saúde mental, emocional, cognitiva e física das crianças e…
A intervenção em grupo (grupos terapêuticos e de desenvolvimento) tem vindo a ser amplamente reconhecida como uma intervenção sustentada, pertinente e eficaz, focando a potencialidade da interação com o outro no desenvolvimento de competências, bem como na intervenção em dificuldades em diversas áreas de envolvimento. Sendo que o grupo compartilha um conjunto definido de características semelhantes, preocupações ou metas terapêuticas,…
O que é a intervenção Precoce? A intervenção precoce é um conjunto de serviços e suportes destinados a crianças normalmente dos 0 aos 6 anos de idade e que apresentam algum tipo de risco ou desvio no desenvolvimento dos diferentes marcos. Esta intervenção é direcionada para esta faixa etária pelo caráter crucial que a mesma apresenta para o desenvolvimento cognitivo,…
O que é a Psicologia da Infância e da Adolescência (ou Psicologia da Criança e do Adolescente) ? A Psicologia da Infância e da Adolescência tem como alvo os aspetos psicológicos, emocionais, cognitivos e comportamentais das crianças e jovens. O Psicólogo pretende responder e auxiliar a nível emocional, social, comportamental e desenvolvimental, com vista ao bem-estar e envolvimento diários. Promovendo…
A terapia da fala concentra-se na avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados com a comunicação oral e escrita e com problemas de deglutição. O terapeuta da fala é responsável pelo desenvolvimento de competências de comunicação e interação eficazes, intervindo nas dificuldades de aquisição da linguagem, na articulação dos diversos sons, na compreensão e expressão verbal, bem como nas diversas…
O que é a Integração Sensorial de Ayres? A Integração Sensorial de Ayres é um ramo da Terapia Ocupacional e define-se como um processo neurobiológico que permite ao cérebro receber, organizar e interpretar as informações advindas dos diversos sistemas sensoriais do corpo (como a visão, audição, tato, paladar, olfato, propriocepção e informação vestibular) de forma coerente e eficiente. Este processo…
O que é a Terapia Ocupacional ? A Terapia ocupacional visa o desenvolvimento das diversas competências motoras, sensório-percetivas, cognitivas e sociais, que conferem funcionalidade à criança em atividades que lhe são significativas. O Terapeuta ocupacional procurará obter o bem-estar, independência, autonomia, funcionalidade e autodeterminação no brincar, alimentação, lazer, atividades académicas e ao nível da regulação do sono. Para tal, utiliza…