No passado dia 14 de Agosto tivemos a visita da Ladra Comigo n’ O Principezinho, para uma sessão de terapia assistida por animais.

A terapia assistida por animais (TAA), tem sido amplamente utilizada como uma abordagem complementar para ajudar crianças com problemas de neurodesenvolvimento. Os benefícios da terapia assistida por animais são:

  1. Melhoria nas Habilidades Sociais: Crianças com transtornos do espectro autista (TEA), por exemplo, muitas vezes apresentam dificuldades na interação social. A presença de um cão pode facilitar essas interações, ajudando a criança a desenvolver habilidades sociais de forma mais natural e menos stressante.
  2. Redução da Ansiedade e do stress: O contato com cães pode ter um efeito calmante, reduzindo os níveis de ansiedade e stress em crianças. Isso é particularmente benéfico para crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou TEA, que frequentemente experimentam altos níveis de ansiedade.
  3. Aprimoramento da Comunicação: Crianças com dificuldades de comunicação verbal podem achar mais fácil expressar-se com a presença de um cão. A interação com o animal pode incentivar a fala e outras formas de comunicação.
  4. Estimulação Sensorial: Cães oferecem diferentes estímulos sensoriais através do toque, sons e movimento, o que pode ser particularmente benéfico para crianças que precisam de estímulos sensoriais para se desenvolverem melhor, como aquelas com TEA.
  5. Desenvolvimento Emocional: A relação entre a criança e o cão pode promover o desenvolvimento emocional, ajudando a criança a entender e expressar emoções, desenvolver empatia e a lidar melhor com seus sentimentos.
  6. Aumento da Autoconfiança e da Autoestima: Cuidar de um cão, mesmo que em pequenas tarefas supervisionadas, pode aumentar a autoconfiança e a autoestima das crianças, ao sentir que são capazes de realizar tarefas e cuidar de outro ser.
  7. Incentivo à Atividade Física: Interagir com um cão, seja através de brincadeiras ou caminhadas, pode incentivar as crianças a serem mais ativas fisicamente, o que é importante para o desenvolvimento motor e a saúde em geral.
  8. Melhora do Foco e da Atenção: A interação com cães pode ajudar a aumentar o foco e a atenção, particularmente em crianças com TDAH, que podem beneficiar de atividades estruturadas e recompensas imediatas que envolvem o cão.

Há uma variedade de atividades que podem ser desenvolvidas com cães e crianças neurodivergentes, adaptadas às necessidades específicas de cada criança. Essas atividades podem ajudar a melhorar habilidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas:

  • Carícias e Afagos: Simples atos de carinho como acariciar o cão podem ajudar a criança a acalmar e a melhorar a regulação emocional.
  • Brincadeiras com Bolinha: Atirar uma bolinha para o cão apanhar pode melhorar o foco, a coordenação motora e incentivar a atividade física.
  • Pentear o Cão: Atividades de cuidado como escovar o pelo do cão ajudam a desenvolver habilidades motoras finas e a criar um senso de responsabilidade.
  • Ensinar Comandos Simples: Ajudar a criança a ensinar comandos simples ao cão, como “senta”, “fica” ou “deita”, pode aumentar a autoconfiança, a paciência e a capacidade de seguir instruções.
  • Trilhas de Obstáculos: Montar uma pequena trilha de obstáculos para o cão e ajudar a criança a guiar o animal através dela pode trabalhar habilidades de planeamento e coordenação.
  • Esconde-esconde: A criança pode-se esconder, e o cão pode ser treinado para encontrá-la. Essa atividade pode melhorar a compreensão da criança sobre o espaço e a orientação.
  • Busca de Objetos: Esconder objetos (como brinquedos) e incentivar o cão a encontra-los pode ajudar a criança a desenvolver habilidades cognitivas e de resolução de problemas.
  • Leitura para o Cão: Crianças que têm dificuldades de leitura podem sentir-se menos ansiosas ao ler em voz alta para um cão, uma atividade que pode melhorar a fluência da leitura e a confiança.
  • Contar Histórias com o Cão: A criança pode inventar histórias que envolvam o cão, estimulando a criatividade e a expressão verbal.
  • Sessões de Relaxamento Guiado: Sentar ou deitar com o cão durante uma sessão de relaxamento pode ajudar a reduzir a ansiedade e a promover a sensação de segurança.
  • Meditação com o Cão: Envolver o cão em práticas simples de mindfulness ou meditação, onde a criança aprende a concentrar-se na respiração ou nos sentidos, pode ser calmante.
  • Caminhadas com o Cão: Levar o cão a passear pode incentivar a atividade física, melhorar o humor e proporcionar uma experiência sensorial rica para a criança.
  • Brincadeiras no Parque: Brincar ao ar livre com o cão pode ajudar na integração sensorial e no desenvolvimento motor.
  • Alimentação do Cão: Envolver a criança na alimentação do cão pode ajudar a estabelecer uma rotina e desenvolver habilidades de cuidado.
  • Banho no Cão: Ajudar a dar banho ao cão pode ser uma atividade sensorial e de responsabilidade que ensina sobre cuidado e higiene.
  • Trabalho em Equipa com o Cão: Participar em atividades de grupo que envolvem o cão pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e de trabalho em equipa, essenciais para a interação social.

Essas atividades não só proporcionam prazer e entretenimento, mas também desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional, cognitivo e físico de crianças neurodivergentes, contribuindo para o seu bem-estar geral. É importante que todas as atividades sejam supervisionadas e adaptadas às necessidades individuais da criança, garantindo um ambiente seguro e positivo para ambos, criança e cão.

Estes benefícios mostram que a terapia assistida por cães pode ser uma ferramenta valiosa no apoio ao desenvolvimento e bem-estar de crianças com problemas de neurodesenvolvimento, complementando outras formas de terapia e intervenção.

A Gema (cadelinha na foto) fez as delícias dos nossos príncipes e princesas, e portanto iremos agendar com a Ladra Comigo novas datas para mais brincadeiras caninas.

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